quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

O verão traz inúmeras expectativas positivas de realizações e descanso. A luminosidade e o calor que a data naturalmente traz, proporciona uma mudança de ânimo e comportamento nas pessoas.  O calor e a luminosidade geram bem-estar e necessidade de se estar mais ao ar livre. É nesse ponto que devemos ter mais atenção a fim de não transformar bem-estar em problemas futuros. Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar transtornos e problemas de saúde.

Junto com o calor do verão vêm com maior incidência os raios ultravioletas. Ou na verdade nós nos dispusemos a estar mais em contato direto e em exposição a esses raios. A radiação proveniente dos raios ultravioleta UVA e UVB podem desenvolver câncer de pele, além de queimaduras e mal-estares, ocasionando até desmaios em alguns casos. Essa radiação é responsável também pelo fotoenvelhecimento que é o processo de envelhecimento da pele com o aparecimento de rugas, manchas e marcas de expressão. A prevenção é bastante simples. É questão de reeducação e práticas simples.

O uso do protetor solar é imprescindível para evitar essa radiação ultravioleta. Quanto mais clara a pela maior o fator de proteção solar deve ser. Protetores de valor de proteção menor do que 15 devem ser evitados. O ideal é usar o fator trinta. Crianças menores de seis meses não devem ser expostas ao sol e as maiores devem usar protetores de alto fator e específicos para a faixa etária. O filtro deve ser aplicado meia hora antes da exposição e reposto a cada duas horas. É importante lembrar que o filtro não deve ser usado somente na praia ou na piscina. Ele deve ser usado em todos os momentos e locais. Existem protetores específicos para a região do rosto. Os melhores filtros protegem contra os dois tipos de raios ultravioleta: o UVA e o UVB.

Além disso, mesmo com o uso do filtro solar, é importante buscar ambientes que têm sombra. A radiação solar é refletida pela areia, pelo concreto e pela água. Os cuidados devem ser mantidos inclusive em dias nublados e chuvosos. Os raios ultrapassam as nuvens e são igualmente negativos. Usar tecidos grossos a base de algodão é bom, porque barra um pouco a radiação. Os demais tecidos sintéticos não garantem esse benefício.


Uma alimentação adequada é também importantíssima nessa época do ano. Evitar alimentos pesados, ingerir mais legumes, verduras e frutas, carne branca é a receita ideal para evitar mal-estar. Procurar alimentar-se equilibradamente e hidratar-se constantemente evita maiores problemas. É preciso estar constantemente ingerindo líquidos saudáveis, como água, sucos naturais e chás.

Os cuidados com os olhos nesse período também é muito importante. Eles também sofrem com a radiação solar. Esses raios, quando em contato direto com os olhos, podem ocasionar problemas de visão como a catarata, por exemplo. A proteção para as vistas é o uso de óculos escuros. No entanto estes devem ser de boa qualidade. Óculos mais baratos nem sempre possuem o filtro contra raios UVA e UVB. É o recomendado é procurar óculos que garantam essa proteção. Geralmente eles apresentam um selo  que garante tal proteção.

Sem comentários:

Enviar um comentário